8 de março de 2019

A cozinha é um dos locais onde mais gases, fumos e odores se acumulam. Neste espaço, é especialmente necessária a existência de grelhas de ventilação para cozinhas que complementem a ventilação natural e aquela produzida pelas condutas de extração.

Respiradouros de Cozinha

Neste texto, vamos destacar as grelhas de ventilação para cozinhas domésticas.

Regulamentos a serem aplicados na ventilação de cozinhas domésticas.

Para ter uma base sólida, devemos olhar a seção HS3 do documento básico do HS no que diz respeito à saúde, levando em consideração vários aspectos:

    Este documento estabelece que deve estar disponível nas zonas de cocção das cozinhas um sistema que permita a extração para o exterior dos poluentes derivados da sua utilização. Este sistema é independente da ventilação da casa. Esta norma será cumprida quando o sistema permitir a extração de uma vazão mínima de 50 l / s da zona de cozimento da cozinha.

    As cozinhas deverão ter aberturas de extração. A referida abertura de extração deve estar localizada na área mais contaminada da cozinha, que é, como vimos no ponto anterior, a área de cozimento. Estas aberturas de extração serão conectadas a dutos de extração (um único pode ser compartilhado por cozinhas, banheiros, sanitários e depósitos) e sua localização a uma distância do teto inferior a 200 mm e a uma distância de qualquer canto é obrigatória. Ou canto vertical maior que 100 mm.

É obrigatório implementar um sistema de ventilação por extração mecânica. Este ponto leva à necessidade de ter um exaustor conectado a um duto de extração independente do resto dos dutos de ventilação gerais da casa. SE a referida conduta for partilhada por vários extractores, todos deverão incluir uma válvula automática (ou qualquer outro sistema anti-reversão) que lhes permita manter a ligação à conduta aberta apenas quando este estiver a funcionar.

As aberturas de ventilação que ficam em contato com o exterior devem ser dispostas de forma que não permitam a entrada de água da chuva.

Além disso, as cozinhas devem ter um sistema complementar de ventilação natural, como janela ou porta para o exterior.

Essas diretrizes são algumas das regras a serem aplicadas na ventilação de cozinhas domésticas. Esta área trata da ventilação em geral. No entanto, não vamos olhar para os extratores, mas para as aberturas.

Recomendações sobre respiros de cozinha

As normas a serem aplicadas são obrigatórias, mas existem outras diretrizes de ação e recomendações cujo objetivo é maximizar os benefícios proporcionados por esses elementos de ventilação.

Dentre eles, podemos destacar:

Evite a obstrução das grelhas por armários ou outros elementos de mobiliário.

Utilize um sistema de ventilação de duplo fluxo que permite a extração do ar viciado e, por sua vez, a entrada do ar filtrado para renovar a atmosfera interior da sala.

Combine a ação dos respiradouros com a ventilação natural abrindo janelas e / ou portas.

Utilização dos sistemas de extração (exaustores, exaustores) presentes na zona de cozimento para limitar o acúmulo de fumos, gases …

Evite umidade e odores que podem levar a uma má qualidade do ar que afeta a saúde e o bem-estar das pessoas presentes na cozinha.

Possíveis grades usadas em cozinhas domésticas

Por último, mas não menos importante, estão os diferentes tipos de grades que geralmente são instalados nas cozinhas domésticas.

Um dos fatores que influenciam no número, tipo e localização das grelhas é o uso ou a ausência de gás.

No primeiro caso, a cozinha deve ser equipada com grelha a poucos centímetros do solo se for utilizado gás natural e, no caso do gás propano ou butano, deverá ser instalada uma segunda grelha junto ao teto.

Essas grades devem ser fixadas de forma que a ventilação seja contínua. Ao contrário de cozinhas sem utilização de gás, onde as grelhas podem ser reguláveis.

Dada esta peculiaridade, vamos discutir a seguir os tipos de grades que podem estar presentes nas cozinhas domésticas.

Grelhas de descarga: possuem lâminas reguláveis ​​individualmente para permitir a regulação da amplitude e da altura do fluxo de ar que é impulsionado. Este tipo é o mais comum em cozinhas domésticas.

Outros modelos que podem ser colocados na cozinha são:

    Grades de piso: normalmente são colocadas na parte inferior de portas ou divisórias e podem ser utilizadas tanto para a extração como para a respiração do ar.

    Grades de trânsito: também localizadas em portas ou divisórias, têm como função a livre circulação do ar e, via de regra, impedem a entrada de luz.

    Grelhas de ventilação: permitem a ventilação dos aparelhos encastrados presentes na cozinha. Geladeiras, máquinas de lavar, fornos ou microondas são alguns exemplos de aparelhos cujo desempenho e manutenção é implementado com a instalação dessas grades.

    Grades de entrada de ar externas: como o próprio nome sugere, são grades que permitem a entrada de ar externo ao mesmo tempo em que evitam a entrada de água da chuva e outros elementos derivados dos fenômenos atmosféricos.

Conheça nossas soluções para exaustão, acesse aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter